PRESIDENTE DE HONRA


Ronaldo Augusto Lessa Santos (Maceió, 25 de Abril de 1949) Pai de Nina Beatriz e Nivaldo, é ex-governador de Alagoas. Formado em engenheira civil pela Universidade Federal de Alagoas, trabalhou em obras como a reforma da refinaria de petróleo de Duque de Caxias, do terminal marítimo da baía de Ilha Grande, do metrô do Rio de Janeiro e da ponte Rio-Niterói.

Lessa foi presidente da FADU (Federação Alagoana de Desporto Universitário), entre 1969 e 1971. Obteve o reconhecimento popular nas eleições de 1982, quando conquistou uma vaga à Assembleia Legislativa de Alagoas. Foi dele o projeto de lei que instituiu a Área de Proteção Ambiental da Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro. Deixou o PMDB e participou da refundação do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 1988, elegeu-se vereador e foi relator do projeto do Plano Diretor de Maceió.Tornou-se prefeito da Capital em 1992.

Sua gestão foi marcada por intenso trabalho de recuperação da máquina administrativa, com realização de concursos públicos e valorização do ensino municipal. Quando concluiu o mandato, em 1996, assumiu a função de consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), nos Estados Unidos. Em 1998, concorreu ao governo do Estado de Alagoas, sendo eleito no primeiro turno. Durante o primeiro mandato como governador de Alagoas, Lessa desenvolveu ações para recompor os serviços públicos e melhorar a qualidade de vida dos alagoanos. Reelegeu-se em 2002, derrotando o ex-presidente Fernando Collor já no primeiro turno, deixando o cargo em 2006. Em 2007, assumiu o cargo de secretário executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, posteriormente, tornou-se assessor especial do ministro Carlos Lupi. Lessa disponibilizou sua experiência para contribuir com o governo Lula. Em 2010 foi mais uma vez candidato ao governo do estado pela coligação frente popular de alagoas (PDT, PT, PC do B, PMDB, PT do B, PR, PRP).

Nenhum comentário: